top of page

Tipos de sobrancelhas para cada rosto: descubra o design que melhor se ajusta em você

Atualizado: 1 de abr. de 2023

Qual será o tipo de sobrancelha ideal para cada formato de rosto? A estrutura do rosto de uma pessoa deve ser o primeiro item a ser observado pelo profissional da área, isso porque ela interfere diretamente no tipo de sobrancelha que o design irá formar nesse rosto. É interessante a gente observar alguns aspectos do rosto, como a fisionomia e a contraposição de seu formato.


Existem formatos de rosto de todos os tipos: quadrados, redondos, ovalados e ainda aqueles rostos que são visualmente pequenos em relação ao resto da extensão da cabeça. Ao examinar o tipo de rosto de cada cliente, o profissional terá uma ideia do que ele poderá ou não fazer a fim de produzir um design bem elaborado.




Tipo de sobrancelha para rosto quadrado


Se aparentemente observamos um rosto com o formato quadrado (lembrando que é claro que a gente não vai ficar colocando a fita métrica ou paquímetro pra poder medir o rosto da pessoa e então saber se ele é quadrado ou redondo, isso é feito de forma visual) é importante lembrar que o tipo de sobrancelha em formato quadrado não será bem vista.

As formas mais arredondadas iram ornar de uma maneira mais adequada com esse tipo de rosto, já as sobrancelhas mais quadradas aumentarão o aspecto quadrado do rosto.


Tipo de sobrancelha para rosto redondo


Se aparentemente observarmos um rosto com formato redondo não devemos fazer sobrancelhas arredondadas pelo mesmo motivo. Tipos de sobrancelhas arredondadas deixarão esse rosto ainda mais redondo.

O interessante é sempre contrastar e, nesse caso, fazer sobrancelhas mais quadradas.


Tipo de sobrancelha para rosto oval


Se aparentemente observarmos um rosto com formato oval, o ideal é não fazer design de sobrancelhas nem quadradas e nem arredondadas, mas sim sobrancelhas que sejam mais retas. Elas podem até mesmo ser arqueadas levemente, porém, mais retas em seu aspecto.


Isso porque se uma sobrancelha arredondada ou quadrada é feita em um rosto oval, esse rosto tende a ser visto de forma ainda comprida. Fazendo a sobrancelha mais reta ele fica mais harmônico, com um aspecto mais achatado.


Tipo de sobrancelha para rosto pequeno


Se aparentemente observarmos um rosto que seu aspecto seja pequeno, o ideal é observar a extensão dessa sobrancelha, pois, certamente uma sobrancelha do tamanho padrão (que é de cinco centímetros) não caberá nesse rosto, ou ficará muito destacada pelo seu tamanho não ornando com o restante do rosto.


Rostos pequenos exigem sobrancelhas mais delicadas (mais ou menos de quatro centímetros e meio).


A observação do formato do rosto de sua cliente é o primeiro e o mais importante passo a seguir para depois definir que tipo de sobrancelha mais se adapta a ele. Porém, não podemos nos esquecer de sempre consultar essa cliente. Saber as preferências dela é crucial para a decisão final.


Ela expõe o que gosta e você, profissional, aquilo que mais se adapta ao rosto dela. Contudo, lembre-se, que a decisão final é sempre a da sua cliente.


Tipos de sobrancelhas femininas


Existem inúmeros tipos de sobrancelhas femininas. Cada uma com suas características fundamentais. Existem sobrancelhas retas, arqueadas, semiarqueadas, angulares, semiangulares e arredondadas.


Diante de tantas opções de sobrancelhas, pode parecer fácil escolher uma para si. Porém, é preciso ter cuidado no momento da escolha, pois, o modelo desejado pode não ser o ideal para você. Mas, então, como escolher


Há profissionais capacitados (chamados design de sobrancelhas) que são habilitados para auxiliar você nesse processo. Eles irão analisar desde o formato do seu rosto até sua personalidade e dizer qual tipo de sobrancelha mais combina com você.


As sobrancelhas são parte fundamental da figura feminina e podem aumentar ou diminuir a autoestima da mulher. Por isso, é fundamental que o profissional de sua escolha seja plenamente preparado para tirar todas as suas dúvidas e ajudar você nesse processo de definir o melhor formato de sobrancelhas, de acordo com os seus padrões.


Tipos de sobrancelhas masculinas


Quais são os tipos de sobrancelhas masculinas mais procuradas? Apesar de o tema sobre cuidar da sobrancelha ter sido por muito tempo apenas ligado às mulheres, hoje esse assunto não é comentado somente por elas.


Muitos homens atualmente cuidam muito bem de suas sobrancelhas e este universo está cada dia mais se tornando comum entre eles. A primeira coisa a ser observada em um primeiro momento é sobre o tipo de sobrancelha que este homem possui. Ela é grossa? Fina? Falhada? O que mais incomoda que faz essa pessoa querer mudar o estilo?


Existem estilos de sobrancelha para cada formato de rosto, como vimos anteriormente. Há uma sobrancelha ideal para o seu formato de rosto. O problema começa quando vamos encaixar a esta sobrancelha ideal no seu formato de rosto, pois, dificilmente ela não vai ficar desenhada e muitos homens podem se incomodar nesse sentido.


Porém, se você não se importa de ter sobrancelhas mais desenhadas, o profissional que irá te atender primeiramente vai analisar seu rosto, verificar se precisa fazer retirada de pelos ou algum tratamento para a correção de falhas, por exemplo, e em seguida sugerir a melhor opção de sobrancelha para o seu rosto.




Qual é o melhor método de aparar as sobrancelhas?


Existem diversos métodos para aparar as sobrancelhas, tais como: pinça, linha, cera ou lâmina. Em quase todas as opções é possível realizar o procedimento em casa no estilo “faça você mesmo”, porém, é claro, que o resultado pode não ficar cem por cento.

O método da linha, por exemplo, é o mais difícil de fazer em casa. É bem possível que você, necessariamente, precise de um profissional para este procedimento. O uso da linha para a retirada dos pelos excedentes é muito bom, pois, além de rápido, ele deixa as sobrancelhas muito bem desenhadas.


O método da cera é igualmente rápido, pois ela tira quase que instantaneamente pelos de uma determinada área de uma só vez. Porém, é muito importante que você procure um excelente profissional, pois, caso a cera seja colocada em excesso ou se o profissional não alinhá-la de maneira correta, ela vai ficar torta e sem possibilidade de correção imediata.


O método da pinça é mais demorado, porém, o risco do erro é menor, pois, ao contrário da cera, os pelos não são retirados de uma só vez. Então, a probabilidade de ficar desarmônico é bem menor. A pinça possui mais uma vantagem: a demora do crescimento do fio, caso este seja retirado da forma correta (no sentido do crescimento).


O método da lâmina também é rápido. Sua vantagem é ser totalmente indolor. A desvantagem vem no momento do crescimento dos pelos. No momento em que cortamos o pelo com a lâmina, não retiramos a raiz, daí vem a sensação de que este pelo está crescendo mais grosso. Na verdade ele só está crescendo a partir do corte, por isso não fica tão fino visualmente.


É possível uma sobrancelha fina e rala voltar a crescer?


Sobrancelhas ralas e finas podem sim voltar a crescer. Pode ser que algum momento de estresse, má alimentação (falta de vitaminas) ou mesmo o fato de você tirar sempre a mesma quantidade de pelos, tenha feito com que sua sobrancelha tenha ficado rala e fina. Mas, não se preocupe! Isso pode mudar.


A fim de recuperar a saúde e a aparência de sua sobrancelha, basta você compreender as razões de ela estar assim. Se for estresse, assim que ele acabar, ela irá voltar a crescer. Se for má alimentação (por descuido, ou dietas restritivas), assim que seu organismo recuperar as vitaminas (com a ajuda de um médico), ela também voltará a crescer. Se for pela retirada excessiva de pelos, basta dar uma pausa pra que eles possam voltar a crescer.


Porém, existe apenas um motivo que impede a sua sobrancelha rala de ficar grossa: a genética! Caso a sua sobrancelha originalmente seja rala, há muito pouco a ser feito, a não ser uma intervenção mais especializada.


curso-de-micropigmentação-de-sobrancelhas
Micropigmentação de sobancelhas


Tipos de sobrancelhas micropigmentadas


A micropigmentação pode ser realizada em todos os tipos de sobrancelhas, seja nas arredondadas, nas quadradas ou nas retas. A micropigmentação tem por objetivo corrigir falhas e imperfeições, contribuindo para a melhora da autoestima das pessoas que procuram esse tipo de atendimento.


Hoje no mercado existem vários tipos de micropigmentação: micropigmentação de sobrancelhas, lábios, olhos, auréola, capilar etc. Esse mercado é gigante e está crescendo cada vez mais.


Dentro da micropigmentação nós temos várias técnicas. Vamos começar falando para vocês a respeito de micropigmentação de sobrancelhas. Dentro desse tipo há muitas técnicas utilizadas, tais como: fio a fio (executada com o auxílio do dermógrafo e do tebori); pontilhismo; shadow; shaded line.


A micropigmentação de sobrancelhas é indicada para pessoas que têm falhas ou até mesmo as que já possuem uma sobrancelha preenchida, mas gostaria de deixá-la aparentemente mais bonita e desenhada. As sobrancelhas pigmentadas, dependendo da técnica utilizada, tem a durabilidade de seis meses até um ano e meio.


Tipos de sobrancelhas: fio a fio


O tipo de sobrancelhas fio a fio pode ser confundido com outros, porém possui suas peculiaridades. A micropigmentação fio a fio é caracterizada, principalmente, por simular os fios de forma o mais real possível, preenchendo sobrancelhas que foram danificadas ou afinadas.


A técnica do efeito fio a fio em sobrancelhas começou a fazer sucesso no Brasil e no mundo inteiro tem mais ou menos quatro anos. A partir de então ela caiu no gosto de muita gente. Isso porque ela é uma técnica natural, fica muito suave, pois é possível simular o efeito dos fios proporcionando muita delicadeza.


Ela é perfeita para pessoas que têm medo da micropigmentação ou possuem poucos pelos, pois o trabalho fica muito delicado. Essa proposta de suavidade fez com que as pessoas aderissem esse método, pois anteriormente só existia uma técnica bem compacta, bem marcada, e muitas pessoas não gostam e não buscam isso.


Então, quando você (ou sua cliente) deseja apenas cobrir falhas em sua sobrancelha sem deixá-la muito marcada e não gosta de excesso de maquiagem, não tem o costume de usar sombra, não tem o pelo muito escuro, o mais indicado é utilizar o procedimento da micropigmentação fio a fio.


Pra quem é indicada a técnica fio a fio? Pra gosta de sobrancelhas mais delicadas, quem não usa maquiagens mais marcadas, quem apenas que corrigir um pouco das falhas existentes.


Tipos de sobrancelhas: shadow


O tipo de micropigmentação de sobrancelha chamado shadow (ou esfumada) surgiu devido uma demanda importante. Após a implantação da técnica fio a fio, algumas pessoas reclamavam que havia muito espaço entre os fios que não eram preenchidos. O método shadow veio para resolver essa questão.


Esse procedimento é indicado para aquelas pessoas que gostam de sobrancelhas um pouco mais marcadas. Mas não seria o mesmo que a da técnica anterior, a compacta? Não, não é a mesma coisa. A compacta é mais grosseira, pesada, marcada. É uma técnica muito antiga. Hoje existem vários procedimentos no mercado mais atualizados que irão realizar um excelente trabalho, assim como a shadow.


Pra quem é indicada a técnica shadow? Para pessoas que estão acostumadas com sobrancelhas sombreadas, que usam sombra no dia a dia, quem gosta de sobrancelhas mais expressivas.


Tipos de sobrancelhas: ombré


O tipo de sobrancelha denominado ombré tem se tornado cada vez mais comum em todo o mundo. Isso porque essa técnica é realizada com o objetivo de trazer um efeito bem natural.


A micropigmentação ombré é sempre mais clara no início da sobrancelha e vai escurecendo aos poucos em efeito dedradê até o final dela. Tanto a parte mais alta da sobrancelha quanto o final costumam ser mais escuras. Mas por que é feito dessa maneira? É realizado assim, pois dessa maneira o efeito fica bem mais natural.


Devido o seu efeito ser degradê, o procedimento é realizado com mais de um pigmento. Muda-se a cor do pigmento de acordo com a intensidade da cor desejada, clareando algumas áreas e deixando os mais escuros para o final.

A técnica de micropigmentação ombré também é a mais recomendada para pessoas que querem ter um efeito mais natural em suas sobrancelhas.



Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
whatsapp.png
bottom of page