top of page
restauração-de-móveis-antigos

Restauração de móveis usados

Restauração de móveis antigos

Restauração de móveis de madeira

Reforma de móveis de madeira

Reforma de móveis antigos

Restauração e reforma de móveis antigos de madeira
usados e de fibra sintética RJ

ATENDIMENTO ONLINE

Restauração de móveis:como reforma seu móvel

restauração-de-móveis-usados

Restauração de móveis usados

reforma-de-móveis-de-madeira

Reforma de móveis de madeira

restauração-de-móveis-de-madeira

Restauração de móveis de madeira

A restauração de móveis é um trabalho meticuloso e de muitos detalhes. Reformar um móvel requer paciência e atenção aos detalhes. Porém, pode ser que esse trabalho seja ainda mais carregado de atenção e responsabilidade. Isso acontece quando o objeto de restauração é um artigo de família, algo que mexe com a memória das pessoas.

Quando estamos reformando um móvel podemos estar avivando lembranças de pessoas muito queridas que, mesmo não estando mais fisicamente presentes, deixaram suas marcas nesses objetos. Por essa razão, esse trabalho se torna muito mais significativo e relevante.

Restauração de móveis antigos

Para a restauração de móveis antigos precisamos ter em mente que não é um processo de baixo custo. Na grande maioria das vezes os gastos na restauração de móveis ultrapassam em muito o valor do próprio móvel. Isso por que o processo de fabricação gasta menos tempo e menos material do que o processo de restauração. Tanto o gasto em produtos como o tempo que se leva no desenvolvimento de todas as fases são muito maiores, acarretando em gastos mais elevados.

A restauração de móveis obedece alguns processos, tais como:

- avaliação e ficha do móvel;

- desmontagem;

- retirada de acabamentos;

- descupinização;

- revisão das peças (enxertos, laminação, concertos, lixamento);

- cor;

- base selante;

- remontagem/funcionalidades;

- revisão da cor;

- acabamento final.

Durante a restauração de móveis mexemos na beleza do móvel (retirando problemas de acabamento, arranhados, buracos etc.), mas nesse transcurso não podemos esquecer que a beleza sozinha não é a parte mais importante da restauração. O móvel precisa ser funcional.  Portas, gavetas, maçanetas e demais partes precisam estar em pleno funcionamento.

Restauração de móveis de madeira

A restauração de móveis de madeira requer uma atenção ainda maior. Isso porque existe um inimigo dos móveis de madeira que precisa ser combatido. Apesar de muito pequeno, esse inimigo pode causar grandes estragos. Estamos falando do famoso cupim.

Antes de falarmos sobre os males do cupim, precisamos conhecê-lo. Existem basicamente dois tipos de cupim, o da madeira seca (que é o que nos interessa) e outro chamado de broca. Esse segundo tipo dá na madeira também, mas ele prefere o milho, o arroz, o feijão etc.

O cupim da madeira seca não é nativo do Brasil. No nosso país, temos registrado mais de 300 espécies de cupim, porém, esse cupim da madeira seca, de acordo com os estudiosos, é originário da Jamaica.

O que é uma colônia de cupim? A colônia de cupim é formada por rainha, rei, ninfas, operários e soldados. A rainha é a responsável pela colocação dos ovos. Uma rainha pode colocar até 80 mil ovos por dia. A formação de uma colônia leva de dois a quatro anos para acontecer, podendo levar até 8 anos para percebermos sua existência dentro do nosso móvel.  Um dado muito importante é que a colônia formada dentro do móvel não se move, ela permanece sempre dentro deste móvel. Portanto, o tamanho da colônia será determinado pelo tamanho do móvel, móveis pequenos, colônias pequenas, móveis maiores, colônias maiores.

Em um determinado momento, depois de 4 ou até 8 anos de existência, pode haver uma transformação nas ninfas. Elas podem adquirir asas e sair da colônia. Aqui está a chave para o entendimento do cupim. Isso acontece devido ao crescimento da colônia e ao fato da extinção de alimento dentro daquele móvel. Elas saem daquele móvel e procuram outro para ocupar. A questão que fica é: como podemos identificar os móveis preferidos desses bichinhos? Quais são as madeiras que lhes servem de alimento? Como podemos identificar uma colônia de cupins?

As madeiras se dividem em dois grandes grupos: as da construção civil e as do mobiliário. A madeira macia é a do mobiliário (porque ela é mais fácil de cortar, de lixar, de colar etc.), já a madeira dura é a da construção civil. Porém há exceções, existem madeiras que servem para as duas funções. As madeiras macias são o alimento do cupim.

Para identificar se um móvel está com cupins, basta dar batidinhas de leve em vários pontos e observar se existem partes ocas. Se houver, é possível que ali exista uma colônia de cupins. Outra forma de detectar é observar se o móvel possui furinhos, que é por onde saem as ninfas já com asas. Ou ainda se no assoalho do móvel tem aquelas bolinhas minúsculas parecidas com terra, que são as fezes dos cupins.

Se existir uma colônia de cupins em um móvel na casa, fica bem fácil combatê-la, pois o cupim é extremamente frágil. Qualquer tipo de produto químico despejado sobre o cupim pode matá-lo. O mais complicado é identificar essa infestação logo no início para que o móvel não seja perdido. Por isso, é muito importante ficar de olho nos sinais.

Restauração de móveis usados

Sobre a restauração de móveis usados, já falamos sobre o cupim e suas colônias, o modo como eles agem dentro do móvel e como podemos realizar o processo de descupinização. Agora vamos responder a uma pergunta muito importante: Como evitar que o cupim volte ao nosso móvel? Para isso, vamos falar um pouco sobre a base selante.

O que é a base selante? A base selante é um composto químico que contribui para o fechamento dos poros da madeira. Serve para preservar ou preparar a madeira para a aplicação de outro produto.

Apesar de haver muita controvérsia sobre o porquê o cupim atinge uma determinada área do móvel e outra não, uma certeza as pessoas têm: onde existe uma barreira, o cupim não passa. Se analisarmos alguns móveis que já tiveram cupins, vamos perceber que, na maioria das vezes, o cupim entra pelo pé do móvel. Por que isso acontece? Isso acontece por que não há um cuidado maior em passar base selante no pé do móvel. Não há uma dedicação na impermeabilização do pé.

A base selante serve para isso, construir uma barreira para dificultar a entrada do cupim no nosso móvel. É importante passar a base selante por todo o móvel, seja por dentro, por fora, no verso das portas, embaixo do pé, em todas as áreas. Vamos selar o nosso móvel a fim de fazer com que o cupim tenha dificuldade de chegar até ele e fazer ali a sua colônia.

Reforma de móveis de madeira

Uma das tapas mais importantes da reforma de móveis de madeira é a descupinização. Trata-se da primeira fase de reforma, pois sem ela as demais apenas irão maquiar o móvel, trazendo prejuízos em longo prazo.

Como vimos anteriormente o cupim é o inimigo número um da madeira macia (a mais utilizada na fabricação de móveis). Além disso, é preciso estar muito atento aos sinais da existência das colônias, já que elas passam até oito anos em um mesmo lugar sem serem percebidas.

Vamos apresentar agora algumas técnicas de combate ao cupim. Lembrando que qualquer delas vai ser eficiente (já que eles são tão frágeis), desde que a gente consiga uma coisa fundamental: chegar até o cupim, identificar exatamente onde ele se encontra.

Existem duas técnicas que são um pouco complicadas em função da tecnologia, são as técnicas de variação de temperatura. Há um equipamento que emite uma onda de calor enorme e essa onda de calor por alguns instantes simplesmente acaba com os cupins. A outra técnica é a do congelamento. Congela-se o móvel ou a peça que tem o cupim e ele morre em dois dias após o congelamento. Inclusive algumas empresas utilizam containers que fazem esse congelamento em móveis maiores.

Apesar de muito eficientes e relativamente baratas, essas técnicas não são eficazes em um ponto. Após a alta temperatura ou o congelamento não vai existir mais cupim, porém, não há nenhum produto residual que impeça a entrada de novos cupins nesse móvel. Sendo assim, se houver no mesmo ambiente outro móvel infectado, as ninfas existentes nele podem facilmente se instalar no móvel desinfestado novamente. Por isso, além de combater o cupim, torna-se necessário fazer a prevenção para que ele não volte mais.

Outra técnica muito conhecida é a infiltração. Para uma descupinização não adianta pegar um cupinicida qualquer, por mais eficiente que ele seja, e passar com um pincel de forma superficial sobre a madeira e achar que matou o cupim. É preciso atingir sua colônia totalmente para eliminá-lo.

Nessa técnica, colocamos o móvel na posição vertical, procuramos os furinhos criados pelo próprio cupim na madeira e, com a ajuda de uma seringa, infiltramos o cupinicida dentro da madeira.

 

No entanto, somente com a infiltração não podemos garantir a morte dos cupins, é preciso a implementação de outra etapa para concluir esse processo. Após a infiltração do cupinicida damos início à fase do abafamento.

O que é o abafamento? O abafamento consiste em cobrir o móvel com pedaços grandes de plástico, amarrando-os bem, a fim de abafá-lo para que o cupinicida percorra todo o móvel e alcance todos os cupins, trazendo eficiência ao nosso trabalho. Se percebermos que a colônia é pequena, podemos deixar o móvel no abafamento por dez dias, aproximadamente. Porém, se observarmos que o móvel está muito infestado, podemos deixar o móvel no abafamento de quinze a vinte dias, aproximadamente.

Essas são as principais técnicas que a gente utiliza no dia a dia do combate ao cupim. Sempre lembrando uma coisa, todo cupinicida é tóxico, tanto para o cupim quanto para quem o está aplicando. Ao aplicar o cupinicida em seu móvel, esteja atento e não se esqueça de usar máscara e luvas.

Existem diversos cupinicidas no mercado e muitas fórmulas de fazer em casa o seu próprio cupinicida, porém, não devemos esquecer que de nada vai adiantar ter o melhor cupinicida se não alcançarmos a colônia de cupins. Lembra que falamos sobre ele ser extremamente frágil? Por ser frágil, ele é pode ser morto com facilidade, desde que o alcancemos. Tomando esse cuidado e empregando bem as técnicas, tenha a certeza de que conseguiremos combater todo o cupim.

Reforma de móveis antigos

O acabamento é a última etapa da reforma de móveis antigos. Ele está muito ligado à base selante, tema que tratamos anteriormente. É importante nesse processo ter a base selante muito bem aplicada a fim de que o acabamento fique perfeito.

 

É indispensável realizar esse acabamento em duas etapas. Na primeira, aplica-se o produto escolhido ainda com o móvel desmontado. Depois, com o móvel já montado, aplica-se a segunda demão do produto. Mas você pode estar se questionando sobre o porquê disso. Esse trabalho é importante para que nos certifiquemos que nenhuma parte do móvel fique manchada ou suja.

O trabalho de acabamento pode ser feito com diversos produtos.  Porém, vamos tomar como exemplo o óleo dinamarquês. O óleo dinamarquês tem várias controvérsias, por exemplo, muitas pessoas dizem não se tratar de um óleo e sim de um verniz.

 

O óleo dinamarquês é um produto que os americanos mais usam. Isso não quer dizer que só porque os americanos usam que é o melhor produto do mundo, mas é uma referência. Aqui no Brasil ele ainda é pouco usado. Brasileiros costumam usar mais seladoras ou verniz, porém, esse óleo começou a surgir aos poucos e tem ocupado um espaço muito legal dentro do processo de acabamento aqui no nosso país.

Ele é composto por três elementos principais: verniz, óleo e thinner. Para fazer o óleo dinamarquês você pode utilizar várias combinações como, por exemplo, verniz, óleo de linhaça e thinner.  Reserve esses elementos em três partes iguais e misture-os (antes de manusear esse produto não se esqueça de colocar luvas de proteção).

 

O óleo dinamarquês é bem fluido e fácil de ser aplicado. Além disso, ele permite algo que poucos produtos permitem: a correção. Com o uso do óleo dinamarquês você pode fazer correções em sua peça. Acertar locais que ficaram com falta ou com acúmulo de produto, por exemplo. Pode aplicar e reaplicar imediatamente sem deixar manchas ou marcas.

 

Com o acabamento, a restauração de seu móvel estará completa e ele ficará pronto para voltar a ornar o ambiente ao qual pertence.

whatsapp.png
whatsapp.png
bottom of page