top of page

O que é cpt no plano de saúde?

Atualizado: 16 de jul. de 2023

CPT significa "Current Procedural Terminology", que em português pode ser traduzido como "Terminologia de Procedimentos Atuais". É um conjunto de códigos numéricos que são usados para identificar procedimentos médicos, diagnósticos e de tratamento realizados por profissionais de saúde em pacientes. Esses códigos são usados para fins de faturamento e pagamento de serviços médicos em planos de saúde nos Estados Unidos e em outros países.


Cada procedimento médico tem um código CPT específico, que é usado pelos profissionais de saúde para registrar e faturar seus serviços prestados aos pacientes. Os códigos CPT ajudam a garantir que os serviços médicos sejam cobrados de maneira precisa e uniforme pelos planos de saúde. Quando um paciente é atendido por um profissional.


Carência e Cobertura Parcial Temporária (CPT) são conceitos relacionados a planos de saúde e referem-se a períodos em que determinados procedimentos ou doenças não são cobertos pelo plano contratado.


o-que-e-cpt-no-plano-de-saúde
O que é cpt no plano de saúde?

Entendendo a diferenã entre carência e cobertura parcial temporária em planos de saúde


A carência é um período em que o beneficiário do plano de saúde ainda não tem direito a utilizar todos os serviços previstos em seu contrato. Esse período é estabelecido pela operadora do plano e varia de acordo com cada tipo de procedimento ou doença. Durante a carência, o beneficiário pode utilizar apenas os serviços de urgência e emergência, por exemplo. Após o término da carência, o beneficiário passa a ter acesso a todos os serviços previstos em seu contrato.


Já a Cobertura Parcial Temporária (CPT) é um mecanismo de proteção para as operadoras de plano de saúde em relação a doenças preexistentes, ou seja, que já existiam antes da contratação do plano de saúde. Durante o período de CPT, que é estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o plano de saúde pode cobrir apenas parte do tratamento relacionado à doença preexistente ou mesmo excluir completamente a cobertura desse tratamento. Após o término da CPT, a cobertura para a doença preexistente é retomada integralmente.


Em resumo, a carência é um período estabelecido pela operadora do plano em que o beneficiário ainda não tem acesso a todos os serviços previstos em seu contrato, enquanto a CPT é um período estabelecido pela ANS para proteger as operadoras de plano de saúde em relação a doenças preexistentes, limitando a cobertura para essas condições por um tempo determinado.


Saiba mais sobre a cobertura parcial temporária em planos de saúde: o que é e quais planos oferecem"


Saiba mais sobre a cobertura parcial temporária em planos de saúde: o que é e quais planos oferecem


A Cobertura Parcial Temporária (CPT) é uma medida adotada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) para proteger as operadoras de planos de saúde em relação a doenças preexistentes. Porém, isso não significa que todos os planos de saúde possuem a CPT. Alguns planos podem optar por não cobrir doenças preexistentes, enquanto outros oferecem cobertura total desde o início do contrato. Portanto, é importante ler atentamente o contrato e as informações disponibilizadas pela operadora para entender quais são as coberturas e restrições do plano escolhido.


Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
whatsapp.png
bottom of page