Home > Manutenção de ar condicionado split

Precisa fazer a manutenção de ar condicionado split de sua residência ou até mesmo de sua empresa? Clique aqui e solicite já o seu orçamento!

manutenção-de-ar-condicionado-split

Antes da manutenção de ar condicionado split, precisamos conhecer algumas ferramentas específicas que são utilizadas para fazer as conexões nos tubos de cobre. São elas: chave inglesa, flangeador excêntrico, base do flangeador (que faz o conjunto), cortador de tubo, escareador de tubo e chave Philips.

Manutenção de ar condicionado split, estrutura de refrigeração: 1º passo.

Para a manutenção de ar condicionado split, o primeiro passo é preparar a infraestrutura de refrigeração que, basicamente, é cortar e isolar os tubos de cobre. Utilizamos o cortador de tubo para cortar pedaços de 3m que serão responsáveis por interligar a evaporadora à condensadora. Em cada máquina vai dois tubos, o de menor diâmetro vai para a evaporadora e o de maior diâmetro retorna para condensadora. Uma boa prática é vedar com uma fita a boca dos tubos para não entrar sujeira, pois, se entrar, o estrago é certeiro. Por fim, colocamos uma espuma isolante. Ela serve para proteger o tubo das intempéries, afinal, esses tubos trabalham frio. O esponjoso evita a troca de calor com o ambiente externo e também a retenção de umidade.

INFORMAÇÕES

LOCAÇÃO DE ÔNIBUS RJ

 FRETAMENTO DE ÔNIBUS RJ

manutenção de ar condicionado split, colocando o suporte da condensadora: 2º passo

TREINAMENTO DE BRIGADA

GUINCHO 24 HORAS RJ

BEREANOS NA EBD

Na sequência, para a manutenção de ar condicionado split, fixamos duas mãos francesas na parede utilizando um chumbador parabolt do lado de fora do ambiente. Já do lado de dentro, fazemos um furo a 20 cm do teto para colocar o parafuso superior do suporte da evaporadora.

Com a evaporadora em mãos, encaixamos o suporte e tiramos as medidas necessárias para fazer a fixação de suporte na parede. Em seguida, com o auxílio de uma escada, encaixamos o suporte no primeiro furo já feito e nivelamos, com o auxílio de um nível bolha, para então fazermos as marcações dos furos de fixação.  Para os furos de fixação, utilizamos buchas 6 para travar o suporte na parede. Se possível, devemos dar preferência para as buchas com abas. Por fim, apertamos os parafusos na estrutura de fixação.

Agora faremos um furo na parede para passar tubulação de cobre, a mangueira do dreno e mais o cabo de comando que interliga as duas máquinas. Para isso, utilizamos uma serra copo com um furo inclinado para baixo para evitar uma possível entrada de água da chuva de fora para dentro, se furarmos reto, é possível que se tenha uma infiltração.

A instalação da evaporadora é feita a 20 centímetros no teto por que o ar quente entra na parte de cima da evaporadora e sai a frio para parte de baixo, por isso, se ela for instalada muito próxima do teto vai captar menos ar quente e perder a eficiência.

EMPRESA DE BOMBEIRO CIVIL

FORMAÇÃO DE BOMBEIRO

 CIVIL RJ

CURSO DE BRIGADISTA

TREINAMENTO DE BRIGADA

DE INCÊNDIO

Manutenção de ar condicionado split, conexão dos tubos de cobre na evaporadora por meio dos flanges: 3º passo

BOMBEIRO CIVIL PARA EVENTOS

Para realizar a conexão dos tubos de cobre na evaporadora por meio dos flanges no processo de manutenção de ar condicionado split, primeiro precisamos passar o cabo de comando, que nada mais é do que um cabo pp. Esse cabo irá interligar a evaporadora na condensadora, através do furo que fizemos na parede.

Depois de passarmos o cabo, devemos abrir o flange na tubulação para fazer a conexão da linha de gás. Primeiro passamos o escareador de tubos por dentro do tubo de cobre e batemos para eliminar o excesso de material. Em seguida, pegamos o cortador de tubos e abrimos a ponta do tubo da evaporadora. Esse tubo vem amassado na ponta porque a máquina já vem pressurizada, quando a ponta é cortada podemos ouvir o barulho da despressurização.

Posteriormente, abrimos as porcas do tubo e as retiramos para fazer o novo flange na ponta dos tubos que cortamos no início. A ideia é que o flange fique liso e com bom acabamento com a porca.

Agora podemos fazer o flange no tubo. Primeiro colocamos a porca no tubo e, em seguida a base do flangeador, o flangeador, e apertamos. Com o tubo preso na base e o flangeador também, começamos a rodar o flangeador. Ele possui uma catraca que, ao chegar no ponto certo, dá um estalo, pois o torquímetro que ele tem controla a força certa para fazer o flange. E assim o flange fica pronto, sem rebarba, bem liso e, principalmente, sem falha. Isso ajuda a garantir a vedação do fluido refrigerante, que é o gás.

Feitos os flanges, é hora de conectar os tubos de cobre na evaporadora. Para isso, utilizamos um alicate de pressão e uma chave de boca regulável. É recomendado tem um cuidado para encaixar o flange no bico da evaporadora, se necessário devemos entortar um pouquinho tubo de cobre para ter um melhor ajuste possível para o encaixe. Por fim, é só apertar as peças novamente com o auxílio do alicate de pressão e a chave de boca regulável.

Manutenção de ar condicionado split, isolamento:

4º passo.

O passo do isolamento é muito importante na manutenção de ar condicionado split. Como sabemos, a tubulação trabalha em frio extremo, é obrigatória uma boa isolação para evitar a condensação do tubo ou que tenha um vazamento da máquina na parede. A máquina já vem com a manta térmica, nós juntamos a manta à espuma dos cabos e começamos a prender com fita plástica, conhecida também como silver tape.

É importante vedar tudo com a fita, não pode ter nenhuma fresta na isolação

porque qualquer buraquinho é um escape para água que ficará em volta do tubo. É uma boa prática testar a vedação da tubulação em busca de vazamentos antes de isolar, mas isso é opcional.

Como acabamento final usamos uma fita de pvc com proteção ultra-violeta que serve para proteger o material isolante contra os raios solares. Infelizmente se não usar essa fita de pvc sobre a capa isolante, o material não vai durar nem dois anos e isso acaba impactando também na garantia do serviço e do material para o cliente.

Manutenção de ar condicionado split, colocando a máquina na parede: 5º passo.

Para finalizar a manutenção de ar condicionado split, devemos colocar a máquina na parede. Primeiro conectamos uma mangueira cristal no dreno da evaporadora e junto com a tubulação passamos um cabo pp para fazer a conexão elétrica dos comandos entre as duas partes do ar condicionado, a evaporadora e a condensadora. Nessa hora é necessária a mão de obra de dois profissionais, um segura a máquina e o outro vai encaminhando a tubulação para o lado de fora.  Já do lado de fora fazemos uma volta na tubulação, chamado de loop, para encondê-la atrás da máquina. Agora é só colocarmos a condensadora no suporte. A fixação dela é feita no suporte parafusando sua base ali mesmo. Em seguida verificamos as pontas da tubulação. Faremos mais flanges para conectar direto na condensadora, através dessas duas entradas.

whatsapp.png