A educação cristã continuada é a ferrameta mais importante de ensino da igreja. É através dela que ensinamos a Palavra de Deus de forma metódica, sistemática e abrangente. Ela é o único setor da igreja que consegue conjugar os dois lados da grande comissão anunciada por Cristo antes de ascender aos céus: “Ide pregai”, “ide e ensinai”.

O educador cristão tem o papel fundamental de evangeliza enquanto ensina.

A educação cristã deve funcionar como uma instituição de ensino baseada em um currículo previamente organizado, tendo em seu corpo docente professores bem preparados e fundamentados nas mais recentes e relevantes teorias pedagógicas. O aluno da escola dominical deve ser considerado como “a principal figura do processo de ensino e aprendizagem”. E o professor, munido dos mais modernos procedimentos e recursos didáticos, um orientador ou facilitador da aprendizagem.

O mais novo curso ONLINE do professor  MARCOS TULER sobre a educação cristã no Brasil

PROFESSOR EFICAZ

Técnicas Didáticas e Práticas  Pedagógicas para a Educação Cristã Relevante. O Guia Definitivo para o Professor de Escola Dominical 

Escola bíblica dominical

Compre já o seu curso no link abaixo.

Para quem é o curso de educação cristã continuada?

O curso Professor Eficaz foi pensado e preparado para os professores de Teologia e Bíblia, leigos, voluntários ou veteranos, visando auxiliá-los em suas atividades na escola dominical e demais áreas da educação cristã.

Espera-se que ao término do curso, os concluintes estejam habilitados, através do aprendizado de técnicas didáticas e pedagógicas a orientarem a aprendizagem de seus alunos nas mais diversas atividades educacionais da igreja.

O que é o curso Professor Eficaz?

Escola bíblica dominical

Professo Eficaz é um curso 100% online. O mais completo do Brasil com foco na capacitação de professores. O curso possui técnicas didáticas e práticas pedagógicas para o educador cristão.

O acesso é rápido e fácil, e pode ser feito do computador, tablet ou celular, a qualquer hora e de qualquer lugar; 24 horas por dia. Aqui você encontra tudo o que o professor precisa para alcançar o tão desejado sucesso na relação professor-aprendizagem-aluno. O verdadeiro manual prático e definitivo para a capacitação e formação continuada de professores.

Compre já o seu curso no link abaixo.

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTà- EBD

Onde se encontra a escola bíblica dominical no amplo contexto educacional da igreja? Qual é a sua importância para formação e o aperfeiçoamento do caráter cristão?


Diferente do que muitos imaginam, a educação cristã não ocorre apenas no âmbito da escola bíblica dominical, mas em todos os setores de uma igreja local. Nesse contexto, a escola dominical é relevante em virtude de sua essencialidade. Ela é imprescindível; fundamental.

É a escola dominical que oferece, através de seus processos pedagógicos os fundamentos para a proclamação do evangelho e a consolidação da fé.

 

A EBD é o único departamento da igreja que consegue reunir os dois lados da Grande Comissão, ordenada por Jesus antes de ascender aos céus. Ide e pregai, ide e ensinai. É por meio dela (mediante o ensino sistemático da Bíblia), que todas as pessoas são alcançadas para o evangelho de Jesus Cristo, independentemente da idade, nível social, cultural e escolar.

Ela não é apenas uma parte da igreja, mas a própria igreja ministrando ensino bíblico sistemático e metódico; baseado em um currículo previamente estabelecido.

A escola dominical possibilita a todos os crentes, um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes firmes e profundas na vida da comunidade cristã.

 

I. Onde fica a EBD no programa geral de nossas igrejas? Qual a sua importância?

Há algumas décadas, na maioria das igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Dominical ultrapassar ao de membros da igreja. O que podemos dizer das nossas Escolas Dominicais atualmente? Enquanto as igrejas tradicionais estão repensando a EBD, grande parte das igrejas pentecostais somente começaram a pensar na relevância do ensino bíblico sistemático de algumas décadas para cá.

 

A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina. O cumprimento da Grande Comissão através da EBD, pode ser visto em quatro etapas: Alcançar – a EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. (A audiência do culto à noite, além de ser heterogênea, não tem oportunidade de refletir, questionar e interiorizar o conteúdo recebido). Conquistar – através do testemunho e da exposição da Palavra. Disse Jesus: "...serão todos ensinados por Deus...todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim" (Jo 6.45). A conversão é perene quando acontece através do ensino.

Benefícios do curso

III. É importante porque é a principal agência de ensino na igreja.

A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mt 28.20; Mc 16.15). Ela evangeliza enquanto ensina. O cumprimento da Grande Comissão através da EBD, pode ser visto em quatro etapas: Alcançar – a EBD é o instrumento que cada igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. (A audiência do culto à noite, além de ser heterogênea, não tem oportunidade de refletir, questionar e interiorizar o conteúdo recebido). Conquistar – através do testemunho e da exposição da Palavra. Disse Jesus: "...serão todos ensinados por Deus...todo aquele que do pai ouviu e aprendeu vem a mim" (Jo 6.45). A conversão é perene quando acontece através do ensino.

IV. É importante porque é uma escola que transforma.

Foi a criação da Escola Dominical, da forma como é conhecida atualmente, que mudou a face da Inglaterra, que mudou a face da Inglaterra. Crianças que antes tinham comportamento marginalizado, abandonadas à sua própria sorte, começaram a ser atraídas por Robert Raikes para reuniões sistemáticas com tríplice ênfase: social, bíblica e evangelística.

V. É importante porque fortalece a comunhão com Deus e entre os irmãos.

Não pode haver crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã “Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus...” (Ef 4.13). “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (...) Todos os que criam estavam juntos...” (At 2.42,44).


A Escola Dominical propicia um ambiente favorável ao inter-relacionamento dos crentes. Ela representa o lar espiritual onde, além do conhecimento da Palavra de Deus, compartilham-se ideias, princípios, verdades e aspirações.

VI. É importante na edificação total da família cristã.

Ela não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: Bons costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter A EBD complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas escolas seculares. 

A EBD complementa a educação cristã ministrada nos lares. No Antigo Testamento, entre o povo de Deus, eram os próprios pais os responsáveis pelo ensino das Escrituras: “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimará (inculcarás) a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Dt 6.6,7). “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt 11.18,19). “Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei” (Dt 31.12). “E o terá consigo (o livro da Lei), e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos para cumpri-los” (Dt 17.19). O objetivo final é sempre cumprir: “Sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes enganando-vos com falsos discursos” (Tg 1.22). A grande maioria das famílias recebe pouca ou nenhuma instrução na Palavra de Deus, no lar, sob a liderança do seu chefe. Em função de a Bíblia perder seu lugar no seio da família, a igreja ficou com a grande responsabilidade de providenciar educação religiosa. Todo o impacto desta responsabilidade caiu sobre a ED e seus oficiais. Além de aproximar pais e filhos na comunhão do corpo de Cristo, A ED introduz crianças, adolescentes, jovens e adultos no conhecimento bíblico, afastando-os da ociosidade e das más companhias. VIII. É importante porque é fonte de genuíno avivamento. Hilquias, o sacerdote: “Achei o livro da Lei na Casa do Senhor” (2 Cr 34.15). É um chamamento à redescoberta do ensino da Palavra de Deus como base de todo avivamento. Não há outro caminho para manter a Igreja viva, a não ser o retorno às Escrituras.

Acesse: https://www.profmarcostuler.com.br/educacao-crista-continuada

REDES SOCIAIS

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon

Solicite seu orçamento grátis

 Copyright © 2019- Todos os Direitos Reservados - Encontre Serviços - Terceirização de serviços

whatsapp.png